Museu da Lourinhã
Depois de tantos torneios individuais e à espera do nacional de conjuntos, o tema desta vez tem a ver com a minha escola.
Eu e a minha turma fomos fazer uma visita de estudo ao concelho da Lourinhã, mais propriamente ao Museu. Foi uma experiência muito rica, que não se limitou à simples exposição de peças de interesse cultural, histórico e científico.
O Concelho da Lourinhã, o mais a norte do Distrito de Lisboa, é um local privilegiado para a compreensão e aquisição de conhecimentos sobre a história da Terra.
A era geológica dos terrenos em que se situa, a existência de praias com arribas, verdadeiras “janelas” para o passado, faz dele o concelho mais produtivo em fósseis do Jurássico Superior da Europa.
O Museu dedica-se a estudar, através do seu laboratório de paleontologia e dos seus técnicos, e a divulgar conhecimentos sobre essa época remota da Terra e um dos grupos mais enigmáticos que existiram: os Dinossauros.
O Museu da Lourinhã é a principal realização do GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã, uma associação sem fins lucrativos, cujos objectivos incluem três áreas temáticas principais: a Etnografia, a Arqueologia e a Paleontologia.
O Museu proporciona visitas guiadas que vão ao encontro da temática da visita de estudo e se adaptam ao nível de conhecimento dos visitantes.
Arqueologia
Na secção de arqueologia mostram-se alguns dos instrumentos trabalhados pelo Homem, desde o paleolítico, e evidenciam-se as principais alterações que o Homem tem vindo a sofrer desde então.
Etnografia
A etnografia oferece a oportunidade de examinar ferramentas e métodos de trabalho de várias profissões, algumas já desaparecidas, permitindo assim reviver um passado recente, em diversas áreas da vida quotidiana.
Paleontologia
O pavilhão da paleontologia, onde se encontram os dinossauros, é um dos pontos preferidos dos visitantes. No conjunto dos seus dois pisos é, em Portugal, o local com maior número de dinossauros expostos, permitindo apercebermo-nos da grandeza e diversidade destes animais
Visita ao Campo
A maior parte das jazidas de dinossauros situam-se na costa do concelho da Lourinhã, nas arribas, nas falésias junto ao mar, por vezes inacessíveis por carro, e só facilmente visitáveis com boas condições climáticas.
Por isso o Museu da Lourinhã selecciona os locais das visitas de estudo ao campo, preparando-as de modo a serem mais que uma visita aos locais de escavação dos dinossauros.
Em geral, as visitas privilegiam praias onde foram encontrados registos fósseis de dinossauro, com fácil acesso e estacionamento para carros e autocarros. Entre estas contam-se as praias de Caniçal, Paimogo e Consolação.
Praia do Caniçal e Paimoso
Nestas praias são visíveis vários processos geológicos, por exemplo, uma arriba estratificada, onde foram encontrados fósseis de dinossauro, que poderão ser observados no Museu. Poder-se-ão apreciar fenómenos de formação do relevo, como as dobras e pendor, inclinação de camadas, primitivamente horizontais, e falhas de continuidade tais como um dique magmático.
A norte de Paimogo foi descoberto, em 1993, um ninho de ovos de dinossauro, que é o maior ninho jurássico do mundo, o único da Europa que contém ossos de embrião.
Praia da Consolação
Na praia da Consolação,á no concelho de Peniche, pode observar-se uma arriba com plataforma de abrasão. Aí se encontram milhares de fósseis de invertebrados, predominando o
s bivalves e as colónias de corais.
0 Responses to Visita de estudo